quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Fizeram-me a cama

Fizeram-me a cama
De tábuas de pinho,
Com mui fina colcha
De lã e de linho.

Dos lençois, as flores,
Brilhava cetim
Fizeram senhores
Essa cama p'ra mim.

Duas almofadas
Cheiravam a seda
Qual' história de fadas
Tão linda e tão leda.

Quentes cobertores
A cama a cobrir
Puseram senhores
P'ra eu lá dormir.

E lá me deitei
Para descansar
Ficando a dormir
Sorrindo a sonhar.

À noite acordado
Com frio e tão só
Fora ali deixado
Sem pena e sem dó.

Cobria-me um trapo
Sem eira nem beira
A roupa, um farrapo
De serapilheira.

Levaram a seda,
Cetim e o linho
Deixaram-m 'à berma
Tão só e sozinho.

Impaciente espero
O sol do mei'-dia
E o desespero
Será alegria.

Esses tais senhores
De casta tão pura
São os dissabores
Da triste amargura.

Sérgio O. Marques

Sem comentários: